segunda-feira, 23 de março de 2015

Review: CultureLab: um curso para querer fazer outros cursos

Feedback Culturelab POA. São nessas horas que vejo que seguir minha vocação dá sentido a minha vida. Fazer escola da vida e para a vida, catalizar pensamentos, paixões pela busca de conhecimento. Um mundo sem ideologia e sem paixão é um mundo apático. Nós, eu e Carol Althaller, ficamos felizes com o resultado, esperamos que este seja um primeiro passo para grandes conquistas compartilhadas, claro. Obrigada a todos! Altos Eventos e todos os alunos que participaram desta primeira edição Culturelab POA. Obrigada Pedro Jansen pelo carinho. 

 

CultureLab: um curso para querer fazer outros cursos

por Pedro Jansen

"Mais para o fim de 2014, eu surtei com o fato de que há muito tempo não me dedicava para estudar alguma coisa, qualquer coisa. Mesmo com interesses em diversas áreas, ainda não havia despertado em mim a vontade de me dedicar a nenhum programa em específico. Estava sempre esperando O curso, aquele que me iluminaria e me deixaria com cara de pastel, pensando e refletindo sobre tudo que eu ouvira e aprendera. E como é bom poder dizer que 2015 já me ofereceu essa possibilidade, com a edição do CultureLab que aconteceu em Porto Alegre esse fim de semana que passou.
Eu já havia lido sobre alguma coisa sobre Antropologia do Consumo, e tenho interesse antigo por pesquisa de tendências e mesmo que o CultureLab tivesse uma inclinação natural para o debate sobre moda, acabei descobrindo muito rápido que tinha feito a escolha certa.

Com produção da Altos Eventos lá no Loft da Vasco, e ministrado por Hilaine Yaccoub — doutora em Antropologia do Consumo — , e Carol Althaller, pesquisadora de tendências, o CultureLab se propôs a “dar uma noção sobre um fenômeno fundamental da vida social nas chamadas sociedades urbanas contemporâneas: o consumo. Através das práticas e dos hábitos de consumo, pretende-se discutir parte do conjunto teórico utilizado para interpretá-lo, bem como o consumidor em suas atitudes e representações em sua vida cotidiana”, o que cumpriu perfeitamente nos seus dois dias de duração. Mas antes que este post fique com muita cara de jabá, explico-me.

Eu tenho predileção especial por esses cursos que não entregam tudo na mão, propriamente dito, mas que instigam o questionamento e a busca por mais conhecimento. Foi assim com as duas edições do Mesa & Cadeira que participei, e foi assim que me senti ao fim do curso de Hilaine e Carol. Por cerca de 11 horas, fomos bombardeados por conceitos, definições teóricas, modelos de raciocínio, infográficos, vídeos de reportagens e relatos pessoais que se não entregaram pílulas de conhecimento prontinhas para serem engolidas e colocadas em prática, forneceram base para questionamentos e interesses muito mais profundos do que um curso de tempo tão limitado seria capaz de passar.
Traços introdutórios sobre a antropologia, o problema de moralizar questionamentos e pesquisas, os elementos que constituem um estudo antropológico, a maneira como os padrões de comportamento de consumo tem se repetido pela história, a maneira como surgem e desaparecem as tendências, as possíveis maneiras de se identificar uma delas e como aproveitá-las para o seu negócio… Se na prática pouco do curso é imediatamente aplicável no cotidiano de trabalho, na teoria são muitas as pulgas atrás da orelha que perpetuam a busca por mais e mais.

E se houvesse uma crítica a ser feita, seria justamente essa: fica notório, à medida que o curso vai evoluindo, que havia muito mais a ser dito do que o tempo permitia. Mas talvez seja até melhor assim. Desse jeito, sobra apetite para buscar o caderninho cheio de referências e varar a madrugada entre buscas sobre os mais diversos assuntos e autores."


Fonte: https://medium.com/@pedrojansen/culturelab-um-curso-para-querer-fazer-outros-cursos-8bd548e84466