quinta-feira, 26 de março de 2015

Consumo e eixo compensatório: O caso dos churros



Dilema do Churros

Oi, meu nome é Hilaine e ontem eu comi um churros. Diante da moralidade em torno de vários temas, onde nos culpamos por gastar dinheiro em coisas que consideramos (ou consideram por nós) supérfluas, e por esse exato "problema" diminuimos  nossa culpa  recorrendo ao eixo compensatório eu encontrei um caminho. A ideia é elevar o status do bem "supérfluo" em algo considerado básico (necessário), ou um presente pra si mesmo diante de um esforço descomunal... pois bem...me vi nesta situação em torno de um churros.
A pessoa em questão, no caso, eu... passa o dia correndo de lá pra cá, atende alunos, dá aula, encontra um amigo que precisa do seu suporte, 5 horas de sessão de terapia praticamente...parte da conversa sentados num café onde não vendia água sem gás (me senti uma pobre), e outra parte em pé, uma tentativa (em vão) de encurtar o encontro. Estava eu em pé na rua conversando e eis que vejo ela... brilhando atrás do ombro do meu amigo frustrado e lamurioso: a carrocinha de churros.
No início tentei encurtar a história, mas aquelas palavras me atraiam de uma forma que não consigo definir C-H-U-R-R-O-S. Encontro então um tentativa louca e interna de resistir, penso na lipo e cirurgia plástica que acabei de fazer e, portanto, não era conveniente, comer um churros gorduroso, frito, de rua. Dane-se. Não funcionou. Tentei então tomar frente da conversa e falar, falei muito pra tentar desfocar da carrocinha, funcionou por uns 40 minutos, até que ele recebeu zilhões de ligações e tinha que ir embora, lá estava eu, pronta pra cair em tentação. A filha da puta da moça da carrocinha (sem saber era meu Lúcifer) que só piorou a situação quando numa atitude desleal começa a fritar novos churros. E sabe o que é melhor que churros? Churros recém frito! Ferrou. Já era. Fui lá, comprei e descobri uma maneira de driblar minha culpa: A partir de hoje eu me darei um "presente do dia" todos os dias. A felicidade ao alcance da sua mão diariamente. Ontem me presenteei com churros e hoje resolvi fazer uma esfoliação nos pés, agora tenho pés de moça. Quanto ao "presente do dia" de amanhã...sei lá, "deixa acontecer naturalmente" como ja dizia o pagodeiro.