domingo, 4 de janeiro de 2015

Notas etnográficas.


Vou a padaria comprar o guaravita nosso de cada dia. Na entrada encontra-se uma senhora idosa, lá pelos seus 70 anos, negra, cabelos grisalhos, roupa suada, carregando duas sacolas visivelmente pesadas lotadas de latinhas amassadas e garrafas pet contendo água congelada.
Ela falava meio que resmungando, coisas sem sentido, mas tentava comprar algo. Os funcionários da padaria pouco ligavam, ela era um incômodo. A catadora toda hora segurava suas bolsas, parecia um tesouro, e de fato deveria ser.
A funcionária do caixa falava alto e de forma brusca com ela... que tentava comprar um simples refrigerante..."eu já entendi que é fanta uva, mas me dá o dinheiro, custa 2,10. Vc quer comprar sem dinheiro?" disse em tom ríspido.
Uma moça bem intencionada tenta ajudar sendo solidária, compra a fanta uva e coloca num copo para a catadora que recebe e agradece, a loirinha piriquita de Icaraí presume que a catadora precisava de comida, e pergunta "A senhora quer comer algo? Um hamburguer?"
Ela mais que depressa responde "Eu não quero não, eu não como carne, faz mal."
Ri por dentro. Sai da padaria achando incrível o que acabava de ter presenciado, uma catadora de latinhas vegetariana, é ou não é piada de salão? Adoro.