domingo, 4 de janeiro de 2015

Manual prático da mulher solteira independente: episódio "saindo do casulo"


E aí vc aceita o convite de um amigo para tomar drinks e falar bobagem numa noite de sábado. Vc cruza a ponte Rio-Niterói e vai confiante e feliz. O prefeitinho do Rio não gosta de gente que chega na cidade dele de carro, fato. Precisei de coragem pra sair da zona de conforto, afinal de contas 4 anos (e alguns meses) fazendo doutorado (sem bolsa) te deixa meio fora do ar, sem sex appeal, um bagaço...Trabalho, etnografia, casa, trabalho, favela, trabalho, casa, casa da favela. Corre Lola corre. Vomita 15,20, 25 páginas por dia. Escreve Lola escreve. O amigo te chama para alguns lugares, uns vc conhece porque tempos atrás vc foi com ex-namorados quando se permitia sair do script. Pensa, pensa, pensa. Ele disse "Vou te levar num lugar que adoro. Conhece?" Eu: "Não". "Tem aquele outro, conhece?" Eu de novo: "Não". "Ah e mas o ... vc já ouviu falar né? Menti já com vergonha: "ah esse sim, mas nunca fui". Meu Deus virei uma velha, pensei. Música boa. Comida ótima. Ele fala mais do que eu. Inédito. Ele bebe drinks eu bebo água. Lei Seca não deixa e ela é mais dura que minha mãe. Vamos respeitar para o bem geral e pessoal, não querer voltar a pé é mais efetivo que conselho dos pais, ponto pro governo e a ditadura da abstinência. Até que vc se dá conta que apesar dos drinks que vc não bebeu, do papo divertido que me fez ficar quieta, da música boa... Existem várias televisões por todas as paredes, os homens deixam de fazer contato visual, olham fixamente para a tela. Rostos iluminados pelo tom branco de LED. Eu estava de costas... E o que mais importava naquele momento? Homens lutando no UFC. As mulheres ao lado fingem interesse, diferente do futebol, é rapidinho, alguém cai no chão do tatame e aí o tema do papo muda. Quem ganhou quem, vocabulário novo para noitada contemporânea: octógono, finalizações, golpes, etc. Faz parte da performance saber e revelar certos detalhes dos lutadores, lutas memoráveis...novo hobby? Sei la. Deixa quieto.
Conselho da mulher solteira independente: ou aprende tudo sobre ufc, vá aos lugares de taxi, porque 3 caipirinhas te deixam feliz com qq coisa, inclusive homens se atracando, ou faça um levantamento dos bares que não possuem tv e depois compartilha com as amigas e faça uma contribuição significativa no mercado sexual carioca. Mulher deixou de ser a atração principal. Fato.