segunda-feira, 30 de abril de 2012

Call for paper - Encontro Nacional de Estudos de Consumo



EMENTADO EVENTO

Nas duas últimas décadas, o tema da sustentabilidade socioambiental tornou-secentral nas sociedades contemporâneas. O impacto da emissão de gases de efeitoestufa, o consumo de água e energia não renovável, a perda de biodiversidade, anecessidade de redução e reciclagem de resíduos, entre tantos outros temas,passaram a ser objeto de acordos internacionais, de políticas públicas, deiniciativas empresariais, de reportagens da grande mídia, de ações demovimentos sociais e de acaloradas discussões no meio acadêmico. Hoje já hácerto consenso de que mesmo com mudanças dramáticas nas políticas públicas, nastecnologias produtivas e nas fontes energéticas, grande parte dos impactosambientais permanecerá, uma vez que são produzidos também na esfera doméstica,ou seja, na forma como os recursos naturais e a energia do planeta são usadospor uma classe consumidora global de 1,7 bilhão de pessoas espalhadas por todosos continentes. Isso significa que a sustentabilidade precisa ser pensada, maisdo que nunca, a partir do consumidor final. Vida sustentável (sustainableliving) é o conceito que sintetiza esta relação entre práticas de consumocotidianas e sustentabilidade. Tal conceito inclusive nos obriga a recolocar em questão as próprias relações entre consumo e produção. Entretanto, a tarefa de redefinir e mudar práticas sociais é mais complexa do que campanhas e políticas públicas podem nos levar a crer. Práticas constituem-se em discursos e fazeresque se desenvolvem, se associam e se desmembram em novas práticas, cada uma implicando em novas formas de consumo.

O VI Encontro Nacional de Estudosdo Consumo e o II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo têm comoobjetivo central discutir, tanto teórica quanto metodologicamente, o conceitode Vida Sustentável, além de analisar, de um ponto de vista sociológico amplo edistanciado, as práticas sociais e estilos de vida que constituem o viver nasociedade contemporânea. Trabalhos empíricos sobre práticas domésticas, consumode água e energia, mobilidade urbana, transporte e logística, uso e adoção detecnologias ecológicas na esfera doméstica, sobre o morar e sobre novas formasde articular a produção e o consumo, entre outros temas, serão de grandeinteresse, bem como a própria concepção simbólica e prática do que é “viver deforma sustentável” na sociedade contemporânea.

CHAMADA PARATRABALHOS
Convidamos pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) a enviar propostas de trabalhos baseadas em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com o tema de um dos Grupos de Trabalhor elacionados abaixo. Cada autor e co-autor podem enviar quantas propostas desejarem.

As propostas devem ser submetidas primeiramente sob a forma de resumos expandidos. Os coordenadores de cada GT os analisarão e selecionarãoaqueles trabalhos que serão apresentados no evento. Após a seleção dos resumosexpandidos, os autores devem encaminhar o paper completo, de acordo comas datas estabelecidas abaixo.

CALENDÁRIO
Prazopara o envio de resumos expandidos: 30 de maio de 2012
Divulgaçãodo resultado da seleção de resumos expandidos: 30 de junho de 2012
Prazopara o envio dos trabalhos completos: 15 de agosto de 2012

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
Os autores devem submeter o resumo expandido através do site (www.estudosdoconsumo.com.br). Os resumos devem ter no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres (com espaços). Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.

GRUPOS DE TRABALHO
Politização  e ambientalização do consumo
Consumo e  inclusão social
Moda,  gostos e estética
Globalização  e circulação de bens e pessoas
Tendências  do consumo alimentar
Consumo,  marketing, comunicação e sociedade
Cidadãos  e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação
Mercados  informais, ilícitos e “alternativos”


INSCRIÇÕES
Asinscrições devem ser feitas através do site www.estudosdoconsumo.com.br e terão preços diferenciados para pagamento antecipado: