segunda-feira, 28 de março de 2011

ARRIVAL CITY

Saiu ONTEM no Globo (27/02/2011), na coluna do Elio Gaspari: acaba de sair nos EUA um livro chamado "Arrival City" (Cidade de Chegada - como a maior migração da história está mudando a nossa História), do jornalista anglo-canadense Douglas Saunders.


Trata-se de um estudo aprofundado sobre um tipo específico de comunidade das grandes cidades, conhecidas no Brasil por "favelas". Mas ele estuda comunidades similares na Egito, China e Turquia, por exemplo.

Na notinha da coluna do Elio Gaspari, lemos: "Nelas aglomeram-se algo como 800 milhões de pessoas que deixaram o campo em busca do futuro nas grandes cidades, ou descendem de pessoas que fizeram essa rota. O trabalho de Saunders vem sendo festejado pela audácia de sua conclusão: 'A periferia é o novo centro do mundo'. Seu livro já foi comparado ao 'Morte e vida de grandes cidades', de Jane Jacobs, que mudou a maneira de pensar as políticas urbanas a partir dos anos 60. Descrevendo essas comunidades, Saunders mostra que nelas não vivem apenas miseráveis marginalizados, mas empreendedores emergentes de um mundo novo, uma nova classe média global. O mundo pagou caro por não entender a essência das migrações dos séculos XIX e XX. Não entendê-las agora seria um desastre. É emocionante a sua narrativa da transformação do Jardim Ângela, um pedaço do inferno paulistano nos anos 80, na comunidade que é hoje. Quando a periferia tem acesso ao crédito, escolas, empregos e polícia livre de demofobia, ela decola. E quando os seus moradores são pura e simplesmente transferidos para conjuntos residenciais, geralmente as iniciativas fracassam."

Elio Gaspari continua dando uma alfinetada na demora da chegada de livros como esses no Brasil: "Como o livro de Jane Jacobs levou 48 anos para ser editado no Brasil, não custa avisar que a edição do e-book (em inglês) custa US$ 13,99. De graça, há um artigo de Saunders no sítio da revista Foreign Policy."

O link para o artigo citado segue abaixo:
http://www.foreignpolicy.com/articles/2011/03/23/arrival_cities