terça-feira, 28 de outubro de 2014

Matéria no Modices_ Antropologia vai revolucionar a moda!



A Antropologia do Consumo faz a ponte entre as marcas e seus consumidores. É através de suas técnicas que você vai perceber o que mais importa de verdade para seu cliente na hora de escolher um produto ou serviço. É como uma marca que percebe que as suas clientes agora andam mais de bicicleta e skate e usa essa informação para ajudar a equipe de estilo a desenvolver peças que estejam de acordo com esse novo lifestyle (que tenham mais liberdade de movimentos, ou tecidos que amassam menos, por exemplo).
É essa a grande revolução da modabuscar inspiração nas pessoas reais, aquelas que consomem a sua marca de verdade e não (só) aquele ideal inspirado em recortes de revista ou prints de blogs de moda.
Parece muito óbvio, né? Mas não é. Quer exemplo? Pense, que sentido faz encher as lojas de roupinhas frescas de verão no auge do inverno? Por que o “calendário da moda” (coleções e chegada das roupas às lojas) é tão diferente do calendário da vida real?
Sempre questionei isso, amigas me questionavam isso e toda vez que questionei empresários suas justificativas eram sempre tediosas e nunca tinham a ver com os clientes. Mas agora, eles vão precisar repensar. O jeito de consumir moda mudou, a consumidora mudou e quem não se adequar a essa nova realidade vai sofrer o peso do processo evolutivo (ou seja, se extinguir).

Adorei, mas onde eu estudo isso?
Nessa próxima quarta-feira, dia 29, vai rolar um curso com a minha super professora Hilaine Yaccoub, na Vila Madalena em São Paulo. É um dia intenso onde ela vai ensinar como aplicar os recursos da antropologia para estruturar insights criativos para estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos. Esse é um curso excelente não só para marketeiros, mas também para estilistas e produtores de conteúdo (alô bloggers e social medias). Para saber mais informações é só acessar o site da ASBPM.

Aqui no Rio tem o Culture Lab, o curso que eu fiz, da Hilaine (que nem falei, mas é mestre e doutoranda no assunto e é especialista na classe C) em parceria com a incrível pesquisadora de tendências Carol Althaller (entrevistei ela no post sobre coolhunter, lembra?). O curso foi fantástico (tinha gente de moda, construtora, energia elétrica, publicidade…) e me fez pensar pra caramba (o que pra mim define se um curso é bom de fato) e deve abrir novas turmas em breve :)
Pra quem já quer comprar uns livros sobre o assunto pode começar com O ponto de virada do Malcom Madwell e o Cultura, Consumo e Identidade da Lívia Barbosa. O blog da Hilaine reuné vários artigos sobre o tema e, claro, use e abuse do nosso bff Google ;)

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Espero que vocês tenham gostado do post :) E quem quiser trocar mais ideias sobre o tema (e toda essa minha viagem) aqui nos comentários, vou adorar, viu? ;D

PARA SE CADASTRAR PARA A PRÓXIMA TURMA DO CULTURELAB QUE DEVERÁ OCORRER EM JANEIRO EDIÇÃO SUMMER escreve para culturelab.news@gmail.com

Fonte: http://modices.com.br/moda/antropologia-do-consumo/