A Antropologia do consumo investiga as práticas
e as representações do consumidor contemporâneo, peça central na sociedade em
que vivemos, a sociedade de consumo.
Desafio: Você conhece mesmo a cabeça do seu
cliente? Você sabe quais são os seus valores, os seus sonhos e o que mais
importa pra ele na hora de escolher um produto e serviço? Você entende a
diferença entre necessidade e desejo?
Se você respondeu com uma certa dose de dúvida
a alguma dessas perguntas está na hora de parar e estudar. PARE TUDO AGORA E
VAMOS RECICLAR.
A Antropologia é muito mais do que uma cadeira
da universidade, é uma curso que tem como princípio entender o outro, traduzir
sua lógica de pensamento e por conseguinte suas ações para outros grupos, no
caso, nós, os estrangeiros que desejamos entendê-los para melhor nos
comunicarmos.
A Antropologia nos ensina o que, como, de que
maneira, podemos falar (nos comunicar) e aprender com as atitudes dos
aborígenes
·
1) Aprendendo a re-enxergar ou como ser um
mexeriqueiro profissional. A aula tem
como objetivo apresentar alguns conceitos e táticas (etnografia) para aprender
a olhar o “outro”, no caso, o consumidor e relativizar sua forma de pensar e
agir.
·
2) Hierarquia das necessidades: Você sabia que
nada é supérfluo e tudo é relativo? Os nativos sabem.
·
3) Vamos enterrar Maslow? O funk ostentação
contradiz o famoso teórico, e dizem que o funk não serve pra nada. Tolinhos!
·
4) Nem tudo é só status. Ter está para além de
mostrar... Formação de gosto na teoria de Pierre Bourdieu.
E se der tempo... um plus:
·
5) Consumo como prática ritual. Nem tudo que
você tem é seu. Duvida? A gente te mostra o processo ritual na formação da
posse.
Inscrições com renata