segunda-feira, 16 de abril de 2012

DICA: Curso sobre consumo em SP

OS SABERES DO CONSUMO
Um olhar antropológico sobre o ato de consumir e sobre a sociedade de consumo

Vários
Você já se perguntou sobre todos os significados que envolvem um ato tão corriqueiro como o do consumo? Já parou para pensar que esta é uma atividade que está presente em toda e qualquer sociedade humana? Consegue vislumbrar o importante papel que o consumo desempenha sobre os indivíduos?

A partir do olhar da antropologia, o curso trará reflexões sobre os diversos significados que envolvem a prática do consumo. Será feita uma análise inicial sobre as origens históricas da sociedade de consumo e sobre o papel da cultura material até os dias de hoje. O curso abordará a questão do consumo como um elemento significativo na construção das identidades individuais contemporâneas. E também irá refletir como as marcas e a comunicação atuam como sistemas de representação, definindo práticas e comportamentos na nossa sociedade. Assim, ao tratar deste tema sobre a vertente da antropologia, é possível tomar o consumo como base para compreender diversos processos sociais e culturais contemporâneos.

Ao final do curso será oferecido o material com o conteúdo das aulas.


Início: 18 ABR
Duração: 6 encontros semanais
Dias/horários: Quartas-Feiras, às 20h (18/04, 25/04, 02/05, 09/05, 16/05, 23/05)
Valor: R$ 225,00 na inscrição + 3 parcelas de R$ 225,00
Observações: das 20h às 22h






Tel.: (11) 3707-8900

Horário de funcionamento: 09h às 22h

E-mail:
info@casadosaber.com.br
18 ABR | 1. Consumismo: afinal, sobre o que estamos falando?
Lívia Barbosa


25 ABR | 2. Compro, logo sou
Lívia Barbosa


02 MAI | 3. Representações do consumo
Carla Barros


09 MAI | 4. Consumo, marcas e comunicação
Carolina Roxo Nobre Barreira


16 MAI | 5. Consumo e modismos: quebrando preconceitos
Paula Pinto e Silva


23 MAI | 6. O consumo na prática: estudos aplicados e inovação
Paula Pinto e Silva

Lívia Barbosa. Pós-doutora pela Universidade de Tóquio, doutora em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em ciências Sociais pela Universidade de Chicago, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Guanabara, Bacharel em Museologia pela Universidade do Brasil. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, EUA, e na Universidade de Tork, Reino Unido. Atualmente é Diretora de Pesquisa do Centro de Altos Estudos da ESPM e Profa. Associada da Universidade Federal Fluminense. É autora de vários livros e artigos, nacionais e estrangeiros, entre os quais se destacam “O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais Igual que os Outros”, “Igualdade e Meritocracia”, "Cultura, Consumo e Identidade", "Sociedade de Consumo", “Cultura e Empresas” e “Cultura e Diferença nas Organizações”.

Carla Barros. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e formada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pelo IFCS-UFRJ. Professora do Departamento de Estudos de Mídia da UFF, da ESPM-RJ e do Instituto COPPEAD-UFRJ, neste último como professora convidada. Atua em atividades de pesquisa, ensino e consultoria em organizações nas áreas de Antropologia do Consumo, Comportamento do Consumidor e RH Estratégico. Autora de diversos artigos sobre Antropologia do Consumo, Marketing e Comportamento do Consumidor, publicados em livros e apresentados em eventos acadêmicos. Tem realizado, em especial, pesquisas antropológicas nas áreas de consumo nas camadas populares, consumo de tecnologias e difusão de hábitos de consumo entre classes sociais.

Carolina Roxo Nobre Barreira. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Marketing. Atua há 21 anos na área de planejamento estratégico de comunicação e pesquisa de mercado, tendo trabalhado no instituto de pesquisa Research International e em grandes agências como DM9, Y&R (Brasil e França), DPZ, Dentsu e Loducca. Atualmente é Sócia Diretora da Roxo Atelier de Marcas & Antropologia, empresa de consultoria em marcas e planejamento estratégico que trabalha a partir do olhar interpretativo e profundo da Antropologia.

Paula Pinto e Silva. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Seus trabalhos acadêmicos giram em torno das relações entre a Antropologia e Alimentação, tratando também de temas relacionados à História da culinária e da cozinha no Brasil. É autora do livro “Farinha, feijão e carne seca. Um tripé culinário no Brasil colonial” (vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2005) e organizadora do livro “Arte de Cozinha de Domingos Rodrigues (1680)”. Profissionalmente vem realizando pesquisas que analisam o vínculo entre a Antropologia e a temática do Consumo, desenvolvendo trabalhos para empresas e agências de publicidade. É professora de Antropologia na Escola Superior de Propaganda e Marketing.