quarta-feira, 21 de março de 2012

Mundo do Marketing estreia blog sobre consumo das classes C, D e E

Canal será comandado por Hilaine Yaccoub, antropóloga e doutoranda em antropologia do consumo pela UFF, além de gerente do núcleo de pesquisa qualitativa da M.Sense Inteligência de Mercado

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 20/03/2012

sylvia@mundodomarketing.com.br

O Mundo do Marketing ganha mais um colaborador. A partir de hoje, dia 20, Hilaine Yaccoub comanda o blog Diário das classes C, D e E, que traz uma reflexão a respeito do comportamento de consumo das camadas populares a partir do olhar da antropologia. No primeiro post, Hilaine fala sobre sua relação com a ciência social e a importância da antropologia do consumo, que parece ter chegado de vez às empresas.

“Chegados os anos 70, (...) a chamada Antropologia do Consumo nasce como uma linha de pesquisa atenta a desenvolver aportes teóricos para o entendimento do indivíduo quando consumidor”, escreve a especialista em seu texto de estreia.

Antropóloga e doutoranda em antropologia do consumo pela UFF, Hilaine Yaccoub desenvolve pesquisas de mercado e ministra palestras sobre comportamento e antropologia do consumo, além de lecionar em instituições como ESPM RJ, Puc, Senai Cetiqt e Unilasalle. A profissional também gerencia o núcleo de pesquisa qualitativa da M.Sense Inteligência de Mercado, empresa de pesquisa e gestão do conhecimento do cliente.