sexta-feira, 11 de março de 2011

Os usos da Antropologia

Cada vez mais os antropólogos estão sendo cobiçados a atuarem em algumas frentes nunca antes imaginadas. Trabalhei em um projeto da MJV Tecnologia e Inovação, onde a pesquisa de cunho etnográfico (e não etnografia nos moldes malinowiskianos) fazia parte da metodologia empregada. Os designers querem entender os conceitos, usos, valores, identidades e para isso acabam se utilizando do olhar antropológico para tal.
Abaixo segue uma matéria produzida pelo Mundo SA da GloboNews bem elucidativa.


Conceito de ‘Design Thinking’ tenta entender os desejos dos consumidores

Empresas mergulham no mundo dos usuários dos seus produtos para que estes tenham mais chances de serem aceitos.

"Consumidores, os usuários de produtos, estão na moda. Nesta onda de descoberta, ou redescoberta, da importância que eles têm para uma empresa, surge um conceito que está dando o que pensar: o Design Thinking. É uma estratégia de sobrevivência em um mundo cercado de concorrentes por todos os lados. É entender profundamente o que as pessoas querem, mergulhar no mundo delas e sair dali com um produto com mais chances de ser aceito."


http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1650604-17665-315,00.html#