quinta-feira, 22 de julho de 2010

O eterno desafio de entender os outros

Entender o “outro” é um desafio constante em nossa sociedade, principalmente para aqueles que atuam em carreiras que lidam diretamente com público, seja na área de serviços, vendas, relações públicas. Esta busca pela compreensão e entendimento do universo alheio (cultural, moral, ético, religioso, entre outros) é um dos objetivos e desafios do antropólogo que se utiliza de métodos de pesdoquisa como a etnografia e a observação participante, que hoje estão sendo utilizados fora do campo acadêmico.
Observa-se hoje que muitas empresas como institutos de pesquisa de mercado, agências de publicidade e marketing estão importando da antropologia estas ferramentas de pesquisa para desenvolver estratégias de segmentação de mercado, traçar perfis de comportamento de consumo, elaborar novos produtos e avaliar serviços e relacionamento com seus clientes.
A etnografia é uma escrita detalhada, um método de pesquisa onde o pesquisador descreve em seu diário de campo tudo o que vê durante a observação, ou seja, ele se insere no contexto do grupo ou sociedade que deseja pesquisar e depois descreve com detalhes tudo que viu e percebeu.A coleta de dados do “campo” acontece de forma natural, sem qualquer cunho artificial como o preenchimento de um questionário no qual o respondente pensa antes de escolher as opções de resposta, o que não garante veracidade.Esta nova roupagem ganhou diferentes nomes como marketing etnográfico, etnomarketing e inspiração etnográfica.
O objetivo é fazer uma adaptação do método acadêmico para a realidade do mercado, utilizando para isso prazos mais curtos, trabalho de campo mais pontuais e mais focados no que se quer descobrir e a escolha de profissionais mais híbridos, portanto, valorizados.
O chamado “olhar antropológico” passa a ser apreciado e há uma verdadeira busca por profissionais qualificados que tenham essa sensibilidade para integrar equipes de pesquisas e marketing.Além disso, muitas empresas estão abrindo espaço para os profissionais das ciências sociais contribuírem com suas percepções e técnicas investigativas para que eles possam traduzir para o mundo corporativo as informações sócio-culturais que tanto necessitam.
Este instrumento permite que o profissional entre em contato com as especificidades de cada grupo ou sociedade. Uma dica importante para um bom diagnóstico é prestar atenção em três fatores fundamentais que podem auxiliar nesta tarefa: a realização de uma boa etnografia, a contextualização e a comparação com outras culturas.

Hilaine Yaccoub

PESQUISADORA EM ANTROPOLOGIA DO CONSUMO E MERCADO
Domingo, 27 de Junho de 2010

Fonte:
http://jbonline.terra.com.br/leiajb/2010/06/27/economia/o_eterno_desafio_de_entender_os_outros.asp