Consumo é um fenômeno central na vida cotiiana, ocupando, constantemente nosso imaginário;
Assume lugar primordial como estruturador dos valores e práticas que regulam relações sociais, que constroem identidades e definem mapas culturais;
Para Everardo Rocha, é um tema tão complexo e plural que fez com que a academia se silenciasse por muito tempo;
Aponta 4 grandes significados para o termo CONSUMO na mídia;
1) HEDONISTA
2) MORALISTA
3) NATURALISTA
4) UTILITÁRIA
Podem aparecer sozinhas ou combinadas de diversas maneiras, e podem alternar no discurso. Assim, o consumo pode ser explicado com base em qualquer uma das quatro, ou também por alguma delas articuladas, etc.
1) VISÃO HEDONISTA
É a mais popular, mais famosa ideologia aplicada ao consumo
É visto pelo prisma do sistema publicitário, ter produtos e serviços é ser feliz.
São cervejas trazendo lindas mulheres, cosméticos que transformam, roupas que deixam as mulheres poderosas, carros que falam do poder pessoal.
Consumir qualquer coisa é uma espécie de passaporte para a eternidade, consumir é o caminho para a felicidade.
CONSUMO – PRAZER – FELICIDADE
(devido sua fragilidade ideológica recebe forte visão moralista crítica)
3) VISÃO NATURALISTA
O consumo existe em razão da natureza, da biologia ou do espírito humano
consumo se dá num plano infra-social (relacionado a infraestrutura) explicitado de 3 formas:
◦ Consumo natural (o fogo consome a floresta)
◦ Consumo universal (qualquer vida vai se consumir)
◦ Consumo biológico (nada vive sem consumir alguma forma de energia, como oxigênio, fogo, etc)
Nesta visão, o consumo é algo biologicamente necessário, naturalmente inscrito e universalmente experimentado. Diferente do outra visão, cultural, onde as práticas sociais são influenciadas por sistemas de classificações simbólicos.
As necessidades básicas sao inventadas, sustentadas e praticadas culturalmente.
4) VISÃO UTILITÁRIA
Predominante nos estudos de marketing;
Consumo como uma questão prática de interesse empresarial:
RESULTADOS DE VENDAS
Compreensão do consumo como parte de um conhecimento sobre como vender mais;
Compromisso com geração de lucros;
Pesquisa de Mercado: resolvem problemas, mantem os produtos atuantes no mercado;
Estudos do Comportamento do Consumidor são realizados pra esse fim.