sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mais que uma simples capa de celular

Adoro quando estou em um local público e o celular de alguém toca trazendo um incomodo ensurdecedor ao ambiente até então silencioso. O “pobre” fica desesperado procurando qual aparelho dele está berrando. Tira um (tim), dois (oi), três (vivo) e as vezes quatro (claro) aparelhos da bolsa, procurando o responsável pelo distúrbio. E diante do desespero, grita pro celular, ainda não encontrado, numa tentativa insana de acalma-lo: “já vou”.
Não, nunca rola de ser um nextel, pois o som inconfundível não permite qualquer dúvida.
É divertido também olhar as capas protetoras, cada uma com sua identidade de acordo com o proprietário e também com o modelo. As capinhas, tão ingênuas num primeiro olhar, dizem muitas coisas. Traduzem o tempo (a partir do modelo do aparelho), a identidade do portador assim como seus gostos, função (com presilha, com alça, etc), além do status – uma vez que já existem as capas assinadas.
Vi uma vez o “Feice” de uma celebridade popular que tirava constantes fotos de si mesma (no espelho claro) mostrando a roupa (ou o look), suas atribuições físicas e o novo corte de cabelo. Até que um dia o objeto de destaque era a capa do celular! Uma coruja cravejada de pedras com brilho e um agradecimento a alguém que desconheço, mas que parece ser célebre no meio deles (um artista ou estilista talvez).
Certo dia estava na fila do banco quando uma mulher me tirou do meu silêncio “desculpe, mas onde você comprou sua capinha?”.
Eu, sem pensar muito, respondi que foi “no ebay”. Vi que ela ficou meio sem graça diante da incompreensão e assim me senti uma metida (apesar da capa ter custado menos de 3 dólares). Uma culpa me abateu e passei a dar aula de como o ebay vende barato os produtos chineses que aqui são vendidos até 10 vezes mais caros. Não satisfeita, fiz a mulher anotar e partilhar das minhas estratégias de consumo para conseguir, enfim, comprar a capa que ela tanto almejava. Fiquei pensando que da mesma forma que um celular não é só um aparelho através do qual nos comunicamos e nos divertimos, uma capa esta para além da sua funcionalidade de proteção.
A capinha é, de fato, um acessório de moda, que traduz muitos sinais emaranhados numa teia simbólica contemporânea. Assim como os esmaltes, seu preço baixo nos permite variar, trocar, escolher, partilhar, fazer coleções e comprar no ebay sem medo de ser feliz.

domingo, 1 de dezembro de 2013