quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Blog eleva auto-estima, mesmo sem dinheiro

Internet 28/09/2008


"O relatório Estado da Blogosfera 2008, produzido pelo Technorati com 1,2 mil blogueiros de 66 países comprovou com dados o que se intuía: que o ato de blogar faz muito bem ao coração, embora não necessariamente ao bolso.
A cena é conhecida: aquela baba elástica e bovina, bem rodrigueana, escorrendo do canto da boca na agonia e alegria de acometer mais um post.
O blogueiro mal pode esperar pela atualização do seu espaço, pelo afago em sua audiência, e pela retribuição ansiada, nos comentários, de um singelo e curto "parabéns!".
Segundo o estudo do Technorati, que é a principal biblioteca da blogosfera mundial, os blogs serviram para tornar seus autores referência em suas comunidades, sendo reconhecidos e convidados para mesas-redondas, participações em rádios e tevês e autoria de textos na imprensa tradicional.
Esse foi um fenômeno verificado com cerca dos 20% dos blogueiros.Isso quer dizer que o blog foi o veículo das habilidades e capacidade empreendedora de seu autor para o mundo. Uma maneira de se fazer visto.Satisfação pessoal. Um blogueiro é, além de um ser em agonia e euforia, um sujeito satisfeito de si: é porque a principal métrica de seu sucesso é a satisfação muito pessoal que ele sente. Seu blog é fonte de contentamento, acima de tudo.
Setenta e cinco por cento dos entrevistados entraram nessa categoria, a dos felizes. Depois vêm outras formas de avaliar o trabalho, numéricas, 58% consideram também o número de posts ou de comentários feitos e 53% levam em conta o número de visitantes únicos.
Entretanto a auto-estima não cai com a audiência, não. Mas por que estariam deprimidos, os blogueiros, se 67% deles fizeram novos amigos, gente que jamais tinham visto, por causa exatamente do blog? A atividade de editor de si mesmos, Robertos Marinhos muito particulares e generosos, levou a um envolvimento e a um aprofundamento maior com suas áreas de interesse, com resultado direto: 60% dos entrevistados experimentaram esse estímulo.
Os blogs foram também o empurrãozinho que faltava para seus autores, conectados apenas on-line com seus leitores ou parceiros de caminho, se conectassem diretamente, em pessoa. Foi o que aconteceu com praticamente metade dos ouvidos pela pesquisa. Prova de que os blogs fazem amigos, sim, até de carne e osso.
Blogar, seja por motivo pessoal ou corporativo, é ainda um ato solitário. De acordo com o Technorati, 78% dos blogueiros produzem sozinhos. Outros 13% contam com ajuda colaborativa gratuita e apenas 9% pagam equipe.
Blogueiros são trabalhadores aplicados: 21% dos ouvidos dedicam de cinco a dez horas semanais ao seu blog; 12% se atiram ao blog de dez a vinte horas por semana; e outros 12% trabalham com fúria por mais de vinte horas per week.
Estão falando da sua marca
O Estado da Blogosfera 2008 também mandou um recado muito claro a todas as marcas do mundo, estejam elas preocupadas e presentes ou não na blogosfera e nas redes sociais virtuais: mais de 80% dos blogueiros estão falando de produtos e serviços em seus blogs, expressando suas opiniões (negativas ou positivas) sobre eles. Trinta e sete por cento dos entrevistados revelaram que são comentadores freqüentes de marcas.
Um dos assuntos favoritos para posts é exatamente o testemunho das experiências de seus autores como consumidores e a forma como são atendidos. Este é um tema que vai aparecer nos posts de 82% dos blogs, em 34% deles com freqüência.
Daí a preocupação das marcas, também expressa na pesquisa, e a conseqüente busca de aproximação com esse público. Segundo o Technorati, um terço dos blogueiros já foi sondado por marcas, para que se tornasse advogado delas. A maioria dos blogueiros, de acordo com o estudo, já conta com publicidade em suas páginas, embora com renda média pequena (cerca de US$ 2 mil por ano).Desafio éticoDaí poderá nascer um embate no campo da ética.
Até onde as marcas poderão influenciar no conteúdo editorial de um blog? Como os blogueiros saberão, ou quererão, separar o conteúdo editorial do conteúdo eminentemente comercial?
Jornalismo e propaganda, na sua relação nem sempre amistosa, precisarão achar espaços próprios nos blogs. Ou, pelo menos, naqueles interessados em preservar a credibilidade, acima de tudo.Uma das formas de lidar com o problema, muito mais antigo que a Internet, é o amadurecimento de nossa relação com qualquer fonte informativa.
O norte-americano Dan Gillmor, um dos principais analistas do jornalismo em tempos digitais e colaborativos, autor do já clássico We The Media indica um caminho, em seu depoimento ao Technorati: "Os melhores blogs são tão dignos de confiança quanto qualquer mídia tradicional, se não mais. Os piores, freqüentemente oferecendo comentário que desafia os fatos, são repreensíveis e irresponsáveis. Mas o público está aprendendo, talvez muito lentamente, que a mídia moderna exige uma abordagem mais ativa. Precisamos ser mais céticos de tudo, mas não igualmente céticos de tudo. Precisamos usar o bom senso para obter mais informação – e sair de nossas zonas de conforto pessoais".
O relatório Estado da Blogosfera 2008, divulgado de 22 a 26 de setembro, indicou, também, que, desde 2002, o número de blogs que integram o sistema de buscas do Technorati é de 133 milhões. Desses, apenas 7,4 milhões fizeram algum tipo de atualização nos últimos quatro meses e 1,5 milhão, na última semana. São, segundo a pesquisa, cerca de 1 milhão de novos posts no mundo, todos os dias."